Áudio Marketing: Entenda e aplique a estratégia

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De acordo com a pesquisa Panorama PMEs, 70,9% das empresas entrevistadas consideram que precisam melhorar seus processos de marketing e vendas após os impactos da COVID-19.

Pensando nisso, resolvemos trazer no artigo de hoje uma nova tendência das estratégias de comunicação: o Áudio Marketing.

Se você deseja saber mais sobre esse pilar do marketing digital, continue a leitura. No decorrer do texto nós vamos te contar como funciona esse método que muitas empresas estão utilizando para impulsionar os seus negócios.

O que é o Áudio Marketing?

O Áudio Marketing também é conhecido como Marketing de Voz e Experiências de áudio.

Ele nada mais é do que uma alternativa criada para facilitar o consumo de conteúdo na internet.

Simplificando, o método consiste em produzir materiais que possam ser escutados.

Podemos visualizar esse tipo de estratégia em programas de rádios, narrações de livros e posts de blogs, podcasts e em assistentes inteligentes como a Alexa da Amazon, por exemplo.

Por que essa estratégia é importante?

Com uma vida cada vez mais corrida, ‘ser multitarefa’ é uma das características mais desejadas nos últimos tempos.

Para isso, muitos utilizam de recursos como os áudios para fazer duas coisas ao mesmo tempo. Seja estudar enquanto limpa a casa, trabalhar enquanto cuida das crianças, aprender algo enquanto malha ou até mesmo adquirir conhecimento antes de dormir, por exemplo.

Não tem como negar que o áudio está presente constantemente na vida das pessoas. E isso deve ser aproveitado!

Conforme aponta um levantamento, quase 80% das pessoas ouvem música todos os dias.

Os Audiolivros são outro tipo de conteúdo bastante acessado nos últimos tempos. Para se ter noção, somente a empresa Ubook possui mais de dois milhões de cadastros.

Além disso, segundo IBOPE, cerca de 40% da população de internet do Brasil, ou seja, 50 milhões de pessoas, já escutou podcasts.

Estudos da Storytel sinalizam ainda que, hoje, 11% da população consome ou pode comprar material para escutar.

A partir desses dados não é difícil perceber a oportunidade que é utilizar esse tipo de conteúdo nas estratégias de marketing.

Como utilizar o Áudio Marketing na sua empresa?

O Áudio Marketing pode ser utilizado sozinho ou como complemento para outras estratégias do marketing digital, aumentando significativamente os resultados.

Uma das principais vantagens que esse método traz é a possibilidade de gerar diversas métricas e indicadores importantes que auxiliam em uma tomada de decisão mais assertiva. Por exemplo: número e nível de reproduções e engajamento com o conteúdo.

Confira abaixo 5 formas de utilizar esse tipo de conteúdo no seu negócio:

1.    Em páginas do Site

Você pode utilizar o Áudio Marketing em diferentes páginas e em locais estratégicos do seu site. Essa é uma excelente forma de engajar o público-alvo e gerar mais leads (pessoas interessadas nos seus produtos e serviços).

2.    No blog

Disponibilizar a opção de escutar os artigos do seu blog em vez de somente a leitura deles é uma ótima maneira de aumentar o tempo de permanência do usuário na página.

Isso traz impactos inclusive para o desempenho SEO do seu negócio. – Otimização para mecanismos de busca que ajuda a posicionar o seu site nos primeiros resultados do Google.

3.    Depoimentos de clientes

Os depoimentos são uma forte prova social que funcionam como um gatilho mental. Isso auxilia na conversão de novos clientes e no fechamento de vendas.

O áudio é capaz de transmitir maior sinceridade e emoção. Desse modo, utilizar essa ferramenta é uma excelente forma de aumentar o faturamento do seu negócio.

4.    Explicação de serviços e produtos

Se você tem um produto ou serviço mais complexo, que tal explicar com clareza para o seu público-alvo como ele funciona?

O Áudio Marketing nessa situação pode deixar os clientes mais seguros sobre os seus produtos e serviços, aumentando as chances de fechar negócio.

5.    Playlist de músicas

As playlists de músicas nos streamings servem para demonstrar a personalidade da marca e atrair a persona (personagem semifictício que representa o seu cliente ideal), criando uma conexão com ela.

Algumas empresas que investem nessa estratégia são: Youcom, Shopping Iguatemi Porto Alegre, Adidas, Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão, Veloe, Toyota e Pepsi.

Vantagens do Áudio Marketing

Adotar uma estratégia de Áudio Marketing é benéfico não só para a sua empresa, mas também para os seus clientes e leads.

Descubra abaixo quais são os principais benefícios de utilizar esse tipo de conteúdo:

  • Gerar mais leads

Conforme vimos anteriormente, os leads são considerados as pessoas com interesse nos seus produtos e serviços. Elas também são conhecidas como os clientes potenciais de um negócio.

Para que os usuários sejam classificados como leads, eles precisam deixar seus dados de contato através de algum formulário, normalmente em troca de alguma vantagem como conteúdos exclusivos ou descontos.

O fato é que as pessoas já estão saturadas de estratégias de geração de leads que envolvem ebooks de má qualidade.

O Áudio Marketing, por exemplo, é um método que ainda é pouco utilizado, por isso tende a gerar maiores resultados.

  • Melhorar a experiência do usuário

A experiência do usuário é relevante tanto para o Google, em termos de SEO, quanto para o visitante das suas redes, aumentando as chances de conversão.

O áudio permite que o usuário faça várias atividades ao mesmo tempo e consuma o conteúdo em qualquer horário ou local.

Sendo assim, disponibilizar diversas opções para que o usuário absorva um mesmo material é um grande diferencial competitivo. 

  • Inclusão e acessibilidade digital

O Áudio Marketing, além de ser uma estratégia de negócio, também atua na inclusão digital.

Isso porque ele promove acessibilidade e melhora a experiência de navegação de pessoas com deficiências visuais e indivíduos com dificuldades de leitura, como disléxicos e semianalfabetos, por exemplo.

Considerações finais

Conforme pudemos ver ao longo desse artigo, o Áudio Marketing é uma excelente estratégia para impulsionar o seu negócio.

Ele auxilia a melhorar o desempenho do SEO, aumentando o tempo de permanência nas páginas. Aumenta o número de leads e as chances de conversão, consequentemente impactando positivamente no faturamento.

Também aproxima a sua marca do público-alvo, além de ajudar a promover inclusão e acessibilidade digital.

Além disso, permite que o usuário consuma o conteúdo enquanto faz outra atividade, gerando um diferencial de mercado.

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