Como as empresas estão conquistando mais audiência para os seus conteúdos na era do áudio

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Saiba como as empresas estão conquistando mais audiência para os seus conteúdos na era do áudio e como você pode aproveitar essa tendência e aplicar no seu negócio. 

Há quem diga que estamos vivendo a “era do áudio”, afinal o consumo de conteúdos desse tipo vêm crescendo cada vez mais. Sejam músicas, rádio, podcasts, audiolivros ou até mesmo dentro de novas plataformas e redes sociais de áudio que estão surgindo, como é o caso do ClubHouse

Não há dúvida de que esse tipo de conteúdo traz inúmeras possibilidades para todos os envolvidos, e consequentemente as empresas estão conquistando mais audiência com estratégias de Marketing de Áudio

De maneira sucinta, explicamos nesse artigo o porquê a audiência está se interessando tanto por conteúdos em áudio, gerando essa popularidade tão grande nos dias atuais, e como a sua empresa pode levar isso para as suas estratégias. Confira!

Por que a audiência se interessa por conteúdos em áudio?

Nos últimos anos, os conteúdos em áudio cresceram consideravelmente e as empresas que optaram por fazer uso dessa estratégia estão percebendo um aumento considerável na sua audiência e também nas suas vendas. 

A audiência se interessa por conteúdos de áudio por uma série de razões. A primeira que podemos citar é o fato de que o formato de áudio permite que os ouvintes pratiquem o Multitasking, ou seja, que escutem enquanto limpam a casa, estão se deslocando de um lugar a outro ou mesmo durante horários mais tranquilos do trabalho. 

É diferente de um texto, por exemplo, que requer mais atenção e que muitos vêem como “perda de tempo” a necessidade de ter que “parar e ler”, principalmente pelo fato de que o texto escrito não te deixa prestar atenção em outras coisas. 

Outro motivo, esse um tanto quanto curioso, é que a voz aproxima os ouvintes de algo “humano”, ou seja, passa a sensação de proximidade com algo ou alguém real, humanizando assim o contato que a sua empresa e marca tem com o público.

Os áudios passam a sensação de estar fazendo parte daquela conversa ou de estar realmente ouvindo alguém te contar aquilo, criando vínculos genuínos e gerando diferentes emoções – capazes de gerar vendas. 

Por fim, também devemos citar o fato de que o áudio promove a acessibilidade. 

Se alguém que não sabe ou tem alguma dificuldade para ler, como é o caso de pessoas com deficiência visual, TDAH ou dislexia, ouvir o conteúdo é muito mais fácil e muitas vezes a sua única possibilidade de aprender mais sobre o assunto em questão. 

Percebe a importância disso?

E os mecanismos de busca, como o próprio Google, vêem os áudios como algo positivo e tendem a favorecer o SEO das empresas e marcas que oferecem esse tipo de conteúdo em seu site.

Então, ao saber como as empresas estão conquistando mais audiência para os seus conteúdos na era do áudio e colocando esses pontos em prática, o seu site e negócio também podem ser beneficiados!

Como começar a conquistar mais audiência para os seus conteúdos na era do áudio

O Áudio Marketing possui uma série de formatos e usabilidades, o que permite uma ampla personalização de acordo com a sua estratégia. Isso inclui a utilização de sound branding, podcasts, audiobooks, posts em áudio. Para usar cada uma dessas, é preciso traçar uma estratégia e ver o que melhor se adapta ao seu negócio e aos seus objetivos. 

Então, para começar a aparecer na era do áudio é preciso primeiro fazer uma pesquisa de mercado para conhecer o seu público e as principais características e preferência dele, incluindo o que eles costumam ouvir na internet. Feito isso, o próximo passo é analisar o seu conteúdo e ver em quais formatos de áudio eles podem ser adaptados. 

Se você possui um blog, por exemplo, uma excelente ideia é narrar os posts e colocar ao lado ou no início da página de cada artigo do blog. Esse post narrado também pode ser transformado em podcast e publicado no Spotify, Google Podcasts ou outras plataformas de áudio para alcançar ainda mais ouvintes. 

Se for realizar uma entrevista com alguém relevante, o podcast pode ser uma excelente forma de distribuir esse conteúdo, ou também quando estiver respondendo dúvidas, contando histórias ou algo do tipo. Já para manuais, o audiolivro pode ser a melhor opção. 

Além disso, podemos citar como exemplo a nova tendência das marcas para conquistar ainda mais a audiência na era do áudio por meio da criação de vozes para representá-las. 

Ou seja, uma voz específica que vai estar presente em todos os seus conteúdos de áudio, incluindo propagandas e anúncios e na rádio. 

Dessa forma, elas permitem que os ouvintes identifiquem facilmente quem está falando, mesmo que peguem o conteúdo pela metade perdendo a apresentação, por exemplo.

Considerações finais

Diversos negócios estão aproveitando essa oportunidade e conquistando mais audiência para os seus conteúdos na era do áudio. E a sua empresa também pode se destacar e alcançar ainda mais seu público-alvo, nos mais diversos canais de mídia. 

Para isso, é necessário produzir conteúdos em áudio, seja adaptando seus textos ou criando novos temas, compartilhá-los e colocar estratégias em prática para obter o melhor resultado possível, sempre também analisando suas métricas e aprimorando todo esse processo. 

E pode não parecer tão simples assim, porém com a ajuda do BlogPlay você pode aumentar o engajamento, otimizar tempo e gerar experiências únicas, ao mesmo tempo em que melhora a performance no seu site e sua posição nos mecanismos de busca. 

Fale conosco, estamos online e prontos para tirar todas as suas dúvidas e traçar novas estratégias!

COPYRIGHT © 2020. NOSSA VOZ PRODUTORA DE ÁUDIO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.