Identidade da Marca através do Áudio. Se sua empresa tivesse uma voz, como seria?

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Já parou pra pensar como seria se sua empresa tivesse uma voz para representá-la em todos os canais?  Saiba mais sobre como implementar a Identidade da Marca através do Áudio!

O áudio está presente em todas as áreas do nosso dia a dia, seja ao escutar determinada música, ouvir determinado podcast ou programa na rádio, nos jingles das propagandas, no som que determinado produto faz, ou mesmo aquela música de fundo numa loja. 

E o áudio como um todo tem uma importância e uma atuação muito maior do que você pode imaginar! 

Ao contrário do que muitos podem pensar, não é só uma forma de descontração, mas para empresas a Identidade da Marca através do Áudio pode ser o diferencial que faltava para crescer no mercado. 

A importância de se ter uma Identidade de Marca

Para se ter uma noção de quão grande pode ser a identidade da marca, podemos tomar como exemplo algumas grandes empresas ao redor do mundo. 

A coca cola, por exemplo, tem uma identidade de marca tão bem construída que apenas a cor vermelha a faz ser lembrada, e também o “M” do McDonalds pode ser reconhecido em qualquer lugar do mundo. 

E as empresas levam isso tão à sério que companhias aéreas e redes hoteleiras desenvolvem suas próprias fragrâncias, e montadoras de automóveis desenvolvem seus carros a partir do som que querem que a porta faça ao fechar ou que o motor tenha. 

Tudo isso e muito mais faz parte da Identidade de Marca. É essa identidade que vai fazer com que a empresa seja identificada e diferenciada no mercado, além de permitir que os consumidores se identifiquem e se tornem defensores fiéis da marca. 

Inclusive, segundo uma pesquisa Sounds Like Branding, 97% das pessoas acreditam que os sons podem fortalecer uma marca!

Pontos essenciais para uma identidade de marca

São diversos os fatores que podem fazer parte de uma identidade de marca, sendo que quanto mais completa e bem elaborada ela seja, melhores as chances de ser lembrada pelos consumidores.

O primeiro ponto essencial é o nome. Por mais que pareça algo “simples”, não leva o devido valor. O nome da empresa precisa ser algo único e remeter àquilo que está sendo oferecido, além de ser fácil lembrar. 

Junto com o nome, temos também o logo. O logo é uma imagem que vai representar a empresa, então todos os pontos, como cores, símbolos e formatos também devem remeter àquilo que está sendo oferecido.

Podemos citar também os exemplos dados anteriormente, como o cheiro característico de uma empresa ou determinados barulhos, ou até mesmo a crocância de um cereal.  

Além das caracterizações básicas de uma marca, outros pontos podem ser adicionados para uma experiência sensorial completa e, consequentemente, um “impacto” maior nos seus consumidores.

Como o áudio pode fazer parte da identidade de marca de uma empresa?

O áudio também é algo bastante utilizado na construção de uma identidade de marca de uma empresa. Já parou pra pensar quantos são os Jingles que ficam na cabeça e não querem mais sair?

E essa é justamente a ideia! Criar um som que seja “difícil esquecer” e que os espectadores possam lembrar constantemente daquela marca ou produto, o que leva diretamente a um aumento das vendas.

Mas a criação da Identidade de Marca através do áudio pode ir muito além! O áudio também é fundamental para a personificação da marca, algo que a Magazine Luiza vem fazendo com excelência.

A criação de uma “voz humana” para a sua marca pode fazer com que seu ouvinte reconheça a empresa em anúncios, na rádio, em episódios de podcast, por exemplo! 

Além disso, podemos ressaltar também que o áudio faz parte do que chamamos de “voz da marca”, que compõe toda a comunicação que a marca ou empresa vai ter com o público, vídeos institucionais, mensagens automáticas, assistentes virtuais, e inclusive na elaboração de textos e frases.

Criando a voz da sua empresa

Para os processos de criação da Identidade de Marca através do Áudio, também deve-se ter como base o público-alvo e os valores da empresa, afinal toda a comunicação deve ser para esse público e refletindo o que a marca considera importante. 

Com base nisso, é preciso criar um manual. Acrescente neste manual também todas as referências, palavras, frases e demais pontos que serão utilizados durante a comunicação. Inclusive, se vai usar gírias ou jargões, ou caso seja um texto mais formal, por exemplo. 

E é muito importante se pensar e fazer essa etapa com cautela, tomando os devidos cuidados para que a marca não tenha problemas com o público, evite polêmicas e possa se comunicar sempre de maneira positiva.

Considerações finais

Quanto mais completa for a Identidade de Marca de uma empresa, melhor será para ela ser reconhecida por seus clientes e consumidores em potencial. Para isso, é preciso pensar em todos os aspectos dessa identidade, desde o nome e o logo até os áudios, seja a trilha sonora ou a própria voz da empresa. 

E pensar e criar tudo isso, não é tão simples quanto parece! Por isso é sempre bom ter uma empresa para te auxiliar nesses processos, de preferência alguém especializado e que saiba criar uma voz que fuja de algo “robotizado” e possa verdadeiramente aproximar a sua marca do seu público.

Nós podemos te ajudar nisso! Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores especializados e deixe seu contato via chat!

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