Ler conteúdo ou ouvir conteúdo enquanto se ocupa com outras rotinas diárias?

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O que é melhor: ler conteúdo ou ouvir conteúdo enquanto se ocupa com outras rotinas diárias?

Hoje, vivemos em um mundo que está em constante movimento e que cobra a produtividade a todo tempo. Ou seja, você precisa estar produzindo e aproveitando ao máximo cada minuto do seu dia com coisas produtivas, caso contrário temos a sensação de estar ficando para trás – e em alguns casos isso pode realmente acontecer. 

É por isso que muitas pessoas adotam o Multitasking e procuram fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Por exemplo assistir às notícias enquanto lava a louça, ouvir a rádio no carro, estudar enquanto almoça, etc. 

Dentro disso surge uma dúvida: ler conteúdo ou ouvir conteúdo enquanto se ocupa com outras rotinas diárias? Qual dessas duas possibilidades é a melhor forma de aprender, se manter positivo e aproveitar melhor o seu tempo?

Os benefícios de ler um conteúdo

Os benefícios da leitura são amplamente difundidos à toda a população desde a infância. Quem nunca ganhou um livro infantil quando era criança ou teve que ler algo para um trabalho escolar?

Ler estimula a criatividade, exercita o cérebro, melhora a capacidade cognitiva, trabalha a concentração, amplia o conhecimento de vocabulários e gramática, favorece as habilidades escritas e muito mais. 

Consequentemente, ler sempre foi a principal forma de se aprender mais sobre determinado assunto e se aprimorar nos conteúdos. E os resultados se mostram bastante positivos.

Por outro lado, temos pessoas que demoram para ler, ou que simplesmente preferem ler com calma, em ambientes tranquilos e ir voltando no texto para absorver mais sobre o assunto. 

Existem também aqueles que não conseguem ler enquanto estão em movimento, no transporte público por exemplo, ou em locais muito barulhentos, mas que ainda assim gostariam de aprender mais sobre o assunto e aproveitar esse tempo durante suas rotinas diárias. Para esses, existe a possibilidade de ouvir um conteúdo.

Ouvir como sendo uma opção viável e igualmente benéfica

Apesar de ser uma prática ensinada desde cedo para a população, ler não é um hábito muito comum, e nem algo que muitos realmente gostam de fazer. Então o áudio entrou como uma forma prática e viável de aprender e aproveitar conteúdos, principalmente para aqueles que não gostam, não sabem ou por algum motivo não podem ler. 

Ouvir é uma estratégia positiva de aprendizado, que contribui para a motivação daqueles que, por algum motivo, não se adaptam ao hábito da leitura. 

Ao contrário do que muitos podem pensar, um podcast ou audiobook, por exemplo, não “perde” a essência do texto, mas pode dá-lo ainda mais personalidade e ambas as formas são percebidas pelo cérebro humano da mesma maneira. 

A diferença principal é que ao ouvir pessoas falando sobre ou lendo determinado texto, acontece uma identificação maior e uma aproximação de algo e alguém real. E também escutar conteúdos pode ser mais prático. 

Isso porque é possível ouvir enquanto as mãos estão ocupadas com outras coisas, não precisando segurar o livro por exemplo, e não precisando deixar de prestar atenção ao seu redor para ler as páginas. 

É possível escutar um conteúdo enquanto anda pela rua, enquanto está na academia, enquanto dirige ou até mesmo enquanto o trabalho está mais tranquilo. E aproveitando os mesmos benefícios no que diz respeito ao aprendizado, vocabulário e capacidade cognitiva.

Mas então, ler conteúdo ou ouvir conteúdo enquanto se ocupa com outras rotinas diárias?

Essa escolha é algo bastante pessoal e que vai depender de cada um e do momento em que cada pessoa se encontra. 

Como citamos, ler é muito importante e é um hábito incentivado desde cedo e que deve sim ser estimulado, não deixado de lado para apenas ouvir conteúdos. Porém, existem muitas pessoas com problemas visuais ou com dislexia e TDAH, por exemplo. 

E por mais que a leitura seja muito importante, não são todos que conseguem ler ou que podem tirar um tempo para ler, e é aí que ouvir conteúdos entra como uma excelente possibilidade. 

Ouvir conteúdo é uma forma que favorece o Multitasking e auxilia a passar uma sensação de produtividade mesmo durante tarefas que podem ser vistas como improdutivas, como estar preso no trânsito ou na academia. É uma excelente forma de conseguir fazer tudo o que precisa durante o seu dia, sem deixar de aprender mais. 

E para os que têm dificuldade de leitura, é também uma forma de acessibilidade e inclusão, afinal, todos merecem uma chance de aprender e saber do que determinado conteúdo fala sobre. 

Consequentemente, não são apenas as pessoas que estão em dúvida sobre ler conteúdo ou ouvir conteúdo durante as suas tarefas do dia a dia, mas também as empresas, indivíduos e instituições de ensino que oferecem conteúdos diversos também são beneficiados. 

Dessa forma, é possível alcançar mais leitores e ouvintes, se conectar com eles e ganhar seguidores fiéis e engajados.

Considerações finais

Como é possível perceber, ler conteúdo ou ouvir conteúdo enquanto se ocupa com outras rotinas diárias são duas formas muito utilizadas pelas pessoas durante o dia a dia, dependendo de cada um e de seus gostos pessoais. 

Consequentemente, empresas que fazem uso de ambas as estratégias em seus sites e plataformas sociais acabam alcançando e fidelizando um público maior! Por isso, narrar os seus posts do blog e criar podcasts com conteúdos relevantes ou mesmo de entretenimento na área, podem trazer resultados extremamente positivos e ajudar a se destacar na internet!

Mas para isso, é preciso não apenas criar conteúdos de qualidade, porém também hospedá-los de maneira a não perder as propriedades de som e compartilhá-los nas mais diversas plataformas de áudio existentes no mercado atual. 

E a BlogPlay pode te ajudar nisso e em muito mais! Fale agora mesmo com um de nossos consultores via chat ou solicite uma ligação para que possamos criar uma estratégia personalizada, juntos!

COPYRIGHT © 2020. NOSSA VOZ PRODUTORA DE ÁUDIO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.